Zombooka 2

Depois de me deliciar com o Flaming Zombooka 1, chegou o Zombook 2.

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Medo.Com

A internet e seus podres profundos. Todos nós sabemos que coisas ruins existem em qualquer lugar. No esporte, no mundo empresarial, na polícia e em qualquer espaço da terra que esteja habitado por humanos.

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Você Sabia?

Nicole Kidman é Dra. Carol Bennel, psiquiatra em Washington, que luta para salvar a vida de seu filho ao descobrir uma invasão de um vírus alienígena.

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Atriz brasileira é sucesso em filme americano

A brasileira Fernanda Andrade está despontando nos cinemas americanos.

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

7 de dez de 2011

Invocar ou Evocar?

Olá, Zumbis e Mortos Vivos.

Há alguns dias recebi um email corrigindo-me sobre uma palavra escrita aqui no blog. Como jornalista, tenho obrigação de ter uma boa escrita, e zelar pelas regras gramaticais e ortográficas. Como em todos os textos que escrevo, faço uma revisão completa antes de publicá-los. Lógico que uma vírgula fora do lugar sai às vezes, afinal, dizer que o português é fácil é brincadeira de criança. Tem regras que ninguém entende o motivo de existir, mas devemos segui-las, até que os imortais da ABL – Academia Brasileira de Letras resolvam sair do sarcófago e propor uma reforma ortográfica. Mas uma reforma de verdade e não essa bobagem que o Lula aprovou em 2009.

O erro apontado pelo leitor foi na palavra Invocar, escrita no post do Brinquedo Assassino. Segundo o internauta o certo seria Evocar e não Invocar. Vamos estudar o significado das palavras. Invocar vem do latim invocare e significa implorar a proteção ou o auxílio, fazer súplicas, chamar em seu socorro, pedir, rogar, suplicar. Como também significa alegar em seu favor, recorrer a. Evocar também vem do latim e significa chamar de algum lugar, fazer aparecer, chamando por meio de esconjuros, invocações ou exorcismos; trazer à lembrança.

De acordo com o significado das palavras, podemos dizer que o leitor está certo, afinal, Charles Lee Ray chama o poder sobrenatural para lhe salvar da morte. Contudo, a macumba que Ray suplica no momento da morte diz claramente: DÊ-ME O PODER, EU IMPLORO.

“Ade due damballa. Give me the power, I beg of you. Leveau mercier du bois chaloitte. Secoise entienne mais pois de morte. Morteisma lieu de vocuier de mieu vochette. Endenlieu pour du boisette damballa! Endenlieu pour du boisette damballa! Endenlieu pour du boisette damballa!”

Isto é, Charles Lee Ray estava pedindo socorro, suplicando através das palavras para uma entidade sobrenatural, invocando. Acredito que, neste caso, o uso das palavras Invocar ou Evocar estão certas devido à dificuldade de aplicá-las dentro do contexto do filme.

Um comentário:

nightrider disse...

Nossa língua é muito complexa,é verdade,mas eu acho que todo mundo dá uma escorregadinha e assassina a língua portuguesa de vez em quando...Eu mesmo erro direto!KKKK

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...